Podemos diminuir a dor com a Hipnose?

A hipnose, não tem nada a ver com o ato de alterar o estado de consciência de pessoas, tornando-as mais suscetíveis a abordagens psicológicas, como muitos acreditam. Ela na verdade trata-se de um estado natural da mente humana. Onde observamos um certo relaxamento físico e mental e associamos a sua atenção ao seu EU Interior, como muitos chamam. Assim, com a hipnose, feita por um especialista ou pelo próprio indivíduo por meio da auto hipnose, é possível aliviar sintomas, como a dor por exemplo. Porém, não é indicado que se faça para causas desconhecidas. Afinal, a dor indica que tem algo errado no nosso corpo, e precisamos encontrar a causa e resolver, antes de tirar ou aliviar a dor apenas.

Quais foram os primeiros passos da Hipnose?

Em meados de 1800, casos de queixas de dores físicas sem explicação nem origem aparente começaram a surgir na França. Dentre eles, havia fortes dores de cabeça, imobilidade das pernas, perda da voz, entre outras. Mais tarde, descobriu-se por meio de Jean-Martin Charcot, que estes casos tratavam-se de crises de histeria: uma grande quantidade de ansiedade e estresse reprimidos que, como não foram tratados, transformaram-se em sintomas físicos. 

Com a Hipnose, foi possível que Charcot mudasse o estado de consciência dos tais indivíduos e investigasse a causa daqueles problemas. Assim, após a revelação dos pacientes de conflitos internos, todos os sintomas despareceram. Mais tarde, Sigmund Freud também usou das origens da hipnose para dar nascimento à Psicanálise.

Mas então, a hipnose pode diminuir a dor?

Sim! Não só dor emocional, como também pode diminuir dores físicas, sejam elas passageiras ou crônicas! A causa de uma dor pode ter cunho unicamente físico ou com o emocional igualmente envolvido, como uma lesão ou dor na coluna, simultaneamente. Enquanto uma lesão nas costas é causada pelo esforço das costas de mau-jeito, a dor na coluna também pode ser causada por excesso de estresse, o que, por si só, libera toxinas pelo cérebro ao corpo, prejudicando a saúde tanto do corpo quanto da mente. Por outro lado, é também possível experimentar dor emocional, como a tristeza ou a depressão.

A dor física se trata de um estímulo físico recebido pelos receptores de dor do cérebro, que avisam que algo não está certo com o corpo. Assim, tende-se a tratar aquilo que causou esse desconforto. Já a dor emocional é sobre momentos de mágoa que se pode experienciar e que podem, no pior dos casos, acarretar em uma sensação crônica e latente de tristeza.

A hipnose, seja lá qual for o caso, pode ser extremamente útil para o tratamento da dor. Isso porque as sensações estão ligadas ao sistema nervoso, e com a hipnose conseguimos fazer modulação. O hipnólogo, auxilia o cliente, podendo sugerir para ele formas de experienciar sensações de calma e relaxamento, que produzem a serotonina, dopamina e endorfina no corpo; 

Especificamente para o lado emocional, a hipnoterapia pode levar o cliente a viver novas sensações de leveza e alívio graças à reeducação do seu Subconsciente durante a terapia. Além de dar sugestões para Imaginar-se, por exemplo, em um campo, uma praia ou um lugar que traga paz, onde se pode praticar hobbies, esportes, relaxar, ler um livro ou se divertir com pessoas próximas, pode resultar na sensação de leveza.

Como funciona a auto hipnose?

Hipnose não é estar inconsciente, muito menos estar dormindo. Quem está hipnotizado pode muito bem sair a qualquer momento desse estado e ele é inofensivo. O simples fato de meditar pode muito bem ser caracterizado como auto hipnose, uma vez que envolve a concentração do corpo, do olhar e da mente em prol do conforto geral.

A intenção é buscar estímulos que induzam à concentração e ao relaxamento. É possível sentar ou deitar em uma cama confortável, olhar para cima ou fechar os olhos e contar de 0 a 10. É importante a questão de se concentrar e se desligar de estímulos externos e estar focado o máximo possível no introspectivo. Assim, pode-se imaginar momentos felizes, repetir para si mesmo palavras positivas e expurgar tudo o que for negativo. Uma ótima sugestão para se libertar da dor é imaginá-la de forma física, como um peso, por exemplo; assim, é possível vê-la indo embora, sendo levada ou transformando-se em balões que voam e retiram todo o peso existente em suas costas.

Hipnose é inofensiva se feita pelo próprio indivíduo ou por um profissional qualificado. O hábito de buscar o relaxamento e a melhora interior traz inúmeros benefícios para a mente e para o corpo e, assim, pode-se trazer saúde para ambos os fatores.

Lembrando que hipnose não é hipnoterapia. A hipnose alivia o sintoma, já a hipnoterapia, resolve a causa do sintoma.

Deixe um comentário

Olá, posso te ajudar?